quarta-feira, janeiro 17, 2007

Constatações ou divagações



Há alguns meses, cerca de 5 meses, iniciei este blog, ao qual tenho dedicado maior ou menor tempo, em função da disponibilidade e das viagens.


Ao mesmo tempo, começei a movimentar-me na blogosfera e a ler blogs alheios, com alguma frequência.


Constato agora, ao fim deste tempo, que a blogosfera é "controlada" por jovens na sua maioria, com uma qualidade de escrita e de vocabulário muito acima da média ou da média que eu imaginava.


Escreve-se sobre tudo e nada, mas algo me faz reflectir e preocupar. A maioria dos blogs que leio ou visito, reflectem estados de espírito tristes ou melancólicos, onde o pessimismo parece abundar.


Espero apenas que a minha amostragem não reflicta a realidade global. No entanto, àqueles que visito e que tendem para aquela minha constatação, ânimo e não se deixem invadir pelo normal pessimismo lusitano.


Há dias, lembrei-me de Mário de Quintana, ao ler um blog e volto a escrever o que ele afirmou um dia : nesta vida só temos duas hipóteses, somos felizes ou somos muito felizes.


14 comentários:

Thiago disse...

Boa filosofia a de Mário Quintana!

Junta-te ao clube disse...

Assinado!

Ass: Gattaca

dcg disse...

Curioso o teu ponto de vista. Na minha opinião, os blogs são um meio, como outro qualquer, de deixar passar a informação/mensagem que se pretende e da forma que se pretende. Quero com isto dizer que muitas vezes ele, o blog, pode representar um escape, onde o blogger pode exprimir um lado seu, que não deixa transparecer no dia-a-dia. Pode ser um lado menos motivado ou pode ser o contrário, um lado B da pessoa que escreve mais ousado. Isso não quer dizer, para mim, que a vida das pessoas se reja pelo que se lê no blog.
Post muito interessante, este!
Um abraço.

onmywaytoheaven disse...

sim, na realidade...Há de tudo. é isso que continua a manter o interesse "blogístico".

Estados de espírito, divulgações, introspecções, opiniões...enfim...u name it.

De certa maneira somos todos uns "voyuers"..."peeping toms"...

contudo o interesse reside aí....é que um blog, de certa maneira, deixa "cair por terra" algumas "máscaras" e...chega-nos a mostrar um outro lado das pessoas. e se calhar é isso que nos mantem interessados....por aqui "still wondering around"... :)

Kokas disse...

xiii a constatação é genial. Já tinha pensado nisso. Acredito que os blogs são, quase sempre, a expressão do que somos, mesmo não querendo. Aliás, acho que somos o que somos sem pensar. Agora, será isso sempre a expressão da melancolia? Será isso a constante insatisfação da condiação humana?

Mário Quintana falou sobre a felicidade. Mas já agora? Como é que alguém pdoe saber o que é ser feliz se nunca esteve triste? Como é que alguém pdoe sabe ro que é ser muito feliz se nunca foi muito triste?

Aquele abraço!

Manuel disse...

Na blogosfera - e leia-se toda a forma de comunicação via internet - qualquer pessoa pode ser o que quiser, podendo assumir as personalidades, entidades, profissões, idades...enfim pode inventar o que quiser. Podemos, por outro lado, aqui encontrar o outro lado do iceberg que está escondido aos olhares comuns. Podemos estar a ler um blog que não passa de uma peça de teatro, bem como um diário de uma vida castrada e sofrida que pode, ou não, ser real...
Nem tudo o que luz é ouro...Nem tudo o que leio nos blogs lhe atribuo o devido valor, uma vez que por vezes apresentam uma falta de consistencia interna na expressividade dos autores...ou então há muito mais gente com perturbação bipolar do que as estatisticas oficiais. Acho que de facto é um excelente meio de comunicação, mas também é igualmente perigoso e perverso. Para mim, os blogs dão-me gozo...

TD disse...

não sei, acho que o sentimento da felicidade e um sentimento puro e quase unico enquanto que a melancolia (atenção não é a mesma coisa que tristeza) e um sentimento muito mais descritivel
e exploravel.
ja ouvi dizer do meu blog que sou um revoltado lloooll
deve ser porque só escrevo aquilo que acho irritante e ou comico..
hugz e mantém-nos informados com os teus post´s ehe

Anónimo disse...

que inveja das tuas fotos são sitios tão fantasticos que ate mete nojo he he he estou a brincar... Ya a melancolia dá para escrever, desabafar, eu sou daqueles que so escreve qd esta na merda he he he

Musicology disse...

Voto na 2a hipótese!

Mr. Placard disse...

Sem dúvida! O blog acaba por transparecer o meu estado de espírito de forma muito evidente. O mais engraçado é ir ler posts antigos e ver a evolução do blog e da própria pessoa que o escreve.

Hugz []

Anónimo disse...

Creio que eu sou um dos desanimados e pessimista. Ando a ver se ganho forças para ver se mudo alguma coisa em vez de esperar que mude por si só.

x4x_it disse...

Obrigado por nos primares pela tua escrita! Acho que é mais fácil desabafar quando o pensamento é negativo ou pessimista do que quando nos sentimos verdadeiramente satisfeitos com algo, e depois, nalgumas pessoas, o pessimismo é uma marca viva, que apesar dos esforços para ser ultrapassado, permanece, e só resta aproveitar os pequenos rasgos simpáticos e emocionalmente positivos! [cof cof]
É claro que isto se diz por aí, n que eu saiba de alguém em questão, LOL! ;)

x4x_it disse...

E, no comentário, as vírgulas sairam do sítio suposto! lol =P

x4x_it disse...

Ah! E tb escolho a segunda hipótese... Apesar de tudo!