segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Terça-feira de Carnaval americano?



Mais de 20 Estados americanos organizam nesta terça-feira uma consulta sem precedentes para a escolha dos candidatos republicano e democrata à eleição presidencial de novembro, em meio a uma incógnita: quem será o vencedor do duelo democrata Hillary Clinton-Barack Obama?.

Na "superterça", durante a qual inúmeras primárias serão organizadas no mesmo dia, estão em disputa seis candidatos.

Do lado democrata, a ex-primeira-dama e o jovem senador por Illinois estão lado a lado, segundo pesquisa do Washington Post e da ABC News publicada domingo. Hillary Clinton obtém 47% das intenções de voto contra 43% dadas a Obama, levando em conta uma margem de erro de mais ou menos 4 pontos.

Entre os republicanos, enfrentam-se quatro candidatos, mas o senador pelo Arizona, John McCain, favorito e com 48% das intenções de voto na mesma sondagem, tem apenas um desafiante mais sério: o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney (24%).

O próximo presidente dos Estados Unidos deverá ser um destes quatro candidatos.

Hillary Clinton poderia tornar-se a primeira mulher eleita presidente dos Estados Unidos, ou Obama, o primeiro presidente negro. John McCain seria aos 72 anos, o mais velho presidente a prestar o juramento durante a posse em janeiro de 2009. Mitt Romney seria, por sua vez, o primeiro mórmon a ocupar a Casa Branca.

Também domingo na ABC, Hillary Clinton preveniu para uma luta encarniçada com o candidato republicano após a investidura, sugerindo que seu adversário Barack Obama não tem costas tão largas: "Eu, ao contrário, estou há cerca de 16 anos sob o fogo (dos ataques) republicano, e estou sempre aí", afirmou.

O senador por Illinois retorquiu na CBS que era o mais bem colocado para derrotar John McCain, citando uma sondagem do Washington Post que o dá vencedor num embate contra esse veterano do Vietnam por 49% contra 46%, enquanto Hillary Clinton seria derrotada por 46% contra 49%.

A sua equipa anunciou que divulgaria domingo spots na televisão de 24 Estados, em maioria nos que serão chamados para votar na terça-feira, durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano que bate todos os anos recordes de audiência.

Campeão da colecta de verbas em janeiro, o jovem senador é o único a oferecer-se este luxo publicitário com um custo não revelado pela equipa de campanha, e que poderia chegar aos 3 milhões de dólares por 30 segundos.

Vinte e quatro Estados estão em competição na terça-feira: primárias e "caucus" serão organizadas por democratas e republicanos em 19 Estados comuns, entre eles a Califórnia, Nova York, New Jersey e Illinois. Os republicanos organizam sozinhos as consultas em dois Estados (Montana, Virgínia Ocidental) e só os democratas em três (Idaho, Kansas e Novo México).

Os democratas que residem no exterior e em territórios americanos, como o de Samoa, também são convidados a pronunciar-se.

O objectivo é designar os delegados para as convenções dos Partidos Democrata e Republicano que vão designar, formalmente neste verão o seu candidato às presidenciais de 4 de novembro.

Cerca da metade dos delegados serão escolhidos terça-feira.

Para levar o lado democrata, o candidato precisará de pelo menos 2.025 dos 4.049 delegados designados para a convenção democrata - entre eles 2.084 serão indicados terça-feira.

Do lado republicano, será preciso o apoio de 1.191 delegados dos 2.380 esperados na convenção; 1.081 delegados serão escolhidos terça-feira.

Lá no fundo será o Carnaval dos americanos. Mascarados e brincadeiras não faltam.

2 comentários:

Pedro Fitch disse...

A Senadora Clinton entretanto já disse que foi preciso um Clinton para arrumar os USA depois do Bush pai e que agora será precisa outra Clinton para reparar os estragos do Bush filho. Não deixa de ter uma certa razão. E, depois, não me parece que Barack Obama consiga reunir o apoio do eleitorado conservadora norte-americano.

Aequillibrium disse...

Tenho medo que o Obama ganhe. Por ele. Se for candidato, tenho receio que n sobreviva até às eleições. É triste, mas dos americanos, espero tudo...
Não seria o primeiro.