segunda-feira, abril 30, 2007

Paixões diversas




O tempo é o meu principal inimigo ou apenas sou eu a ser o meu inimigo principal.
Dou por mim a pensar que tenho demasiadas paixões nesta vida que me consomem tempo e o dia apenas tem 24 horas e eu ainda tenho que dormir, comer e trabalhar nesse espaço curto de tempo.

Seria bem mais fácil ter uma, duas paixões, mas não, tenho tantas que nem sei quantificar... A fotografia, o cinema, o teatro, a música, viajar e... a descurada, nos últimos tempos, literatura.

Encontrei agora nestes dias de pausa a oportunidade de ler um livro, já antes aconselhado, de Haruki Murakami, "Underground". Gostei de saber algo mais sobre o atentado no metro de Tóquio, com gás sarin, mas sobretudo de ficar a conhecer melhor a mentalidade japonesa, pela escrita de um dos melhores romancistas do nosso tempo.

Uma curiosidade: este ataque deu-se precisamente no primeiro dia de trabalho, onde actualmente estou - 20 de Março de 1995 - uma coincidência.

quinta-feira, abril 26, 2007

Diário de viagem New Zealand - The End




Nestes dias de repouso, que não chamo de férias, mas apenas de pausa, aproveitei para terminar o que foi durante alguns meses, o publicar de alguns momentos, de forma cronológica, da viagem à Nova Zelândia.
Muitos me perguntaram se foi a viagem de sonho ou a viagem de uma vida... Não sei, acredito que não, porque no meu pensamento outro local me espera e poderá, quem sabe, bater as maravilhas deste país que surpreende em cada curva, em cada local, com a sua extrema beleza e raridade.
Tenho já saudades dela e talvez um dia lá regresse, com uma máquina fotográfica na mão.

25 Novembro - Aeroporto Hong-Kong

A viagem de regresso revela-se um massacre para o corpo. Na paragem em Hong Kong, com metade da viagem praticamente feita ainda existe alguma energia, mas depois a máquina fotográfica decidiu repousar e por aqui termina este longo percurso. Lisboa à vista...


25 Novembro - Auckland

Último dia em solo antípoda. Manhã para último passeio, para um pequeno almoço reforçado e caminhar para o aeroporto.



24 Novembro - Auckland

Chegada a Auckland. Cidade desilude, apenas a confusão é maior, sobretudo com a coincidência de concertos na cidade com os U2.
Algo falta a esta cidade que a consiga distinguir de tantas outras, apenas alguns recantos agradáveis, mas no geral sem alma própria.





24 Novembro - Caminho Auckland

A caminho de Auckland, finalmente encontra-se um trânsito mais constante e intenso. A predominância maori e asiática nota-se aqui muito mais do que em qualquer parte do país.



24 Novembro - Hahei

Depois tantos dias decorridos de estrada, soube bem a paragem na praia de Hahei, para retemperar forças, fazer um pouco de praia e apreciar as belezas locais. Partimos com destino a capital, para a longa viagem de avião que nos espera de regresso a casa...



sábado, abril 21, 2007

Voltar e surpreender


Hoje é sábado. Começa um período curto de férias sem grandes planos, mas com a certeza que estarei bem acompanhado.
Ontem, após um jantar simpático, porém estranho... foi hora de voltar a um bairro alto à algum tempo não visitado.
Pela companhia e interessante conversa, agradeço aqueles que me proporcionaram um final de dia diferente e revelador.

domingo, abril 15, 2007

Nove meses


Nove meses. Pode ser um nascimento, pode ser algo longo para uns, curto para outros.
Para mim é sinal de crescer a dois, de viver cada dia mais próximo e de acreditar nesse futuro a dois.

23 Novembro - Hahei

Acordar em Hahei, com a proximidade do mar, sol que aquece e a melancolia do regresso que se aproxima.
Passeio pelas belas praias e enseadas a pé, tempo para respirar um ar que se pretende sempre guardar.
Local mais esperado, confirma as expectativas: Cathedral Cove.













22 Novembro - Hot Water Beach

Aqui encontramos água quente, muito quente... fervem as nascentes perto dos 60 graus, que se misturam com a água salgada fria do mar. A sensação é boa, mas dezenas e dezenas pessoas procuram o mesmo.




22 Novembro - Hahei

Chegada à prometida praia. A água ainda é fria, mas o sol já aquece mais os corpos. Há que procurar apenas águas mais quentes e isso é possível...




22 Novembro - Caminho da Península Coromandel

Entrada na Península de Coromandel, local de excelência. Paisagens a conquistar entre enseadas e vales, repleto de vegetação verde e animais. Haverá praia com temperatura mais quente por perto...