
Hillary Clinton questionada sobre como manter-se saudável respondeu:
"duas coisas que faço:
1. Lavar as mãos, sempre que posso;
2. Comer malaguetas, desde 1992 que como."
O autismo é uma doença psiquiátrica rara e grave da infância – Síndrome de Kanner – autismo infantil – caracterizado por um desenvolvimento intelectual desequilibrado, afectando também a capacidade de socialização.
Podemos também caracterizá-lo como uma anormalidade grave que se caracteriza por severos problemas ao nível da comunicação e do comportamento, e por uma grande incapacidade em relacionar-se com as pessoas de uma forma normal.
O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade.
Os adolescentes juntam às características do autismo os problemas da adolescência, podendo contudo, melhorar a capacidade de relacionar-se socialmente e o seu comportamento ou, pelo contrário, podem voltar a fazer birras, mostrar auto-agressividade ou agressividade para com as outras pessoas.
É um distúrbio neurofisiológico e a sua causa é desconhecida. Alguns investigadores atribuem a alterações bioquímicas.
Outros associam a distúrbios metabólicos hereditários, encefalites, meningites, rubéola contraída antes do nascimento, ou até a lesões cerebrais. Porém existem bastantes incertezas e dúvidas na relação do Autismo com estas doenças.
O autismo resulta de uma perturbação no desenvolvimento do Sistema Nervoso, de início anterior ao nascimento, que afecta o funcionamento cerebral em diferentes áreas: a capacidade de interacção social e a capacidade de comunicação são algumas das funções mais afectadas.
As pessoas com autismo têm uma grande dificuldade, ou mesmo incapacidade, de comunicar, tanto de forma verbal como não verbal. Muitos dos autistas não têm mesmo linguagem verbal. Noutros casos o uso que fazem da linguagem é muito limitado e desadequado. No que respeita à comunicação não verbal, há uma acentuada incapacidade na sua utilização.
Paralelamente, as pessoas com autismo têm uma grande dificuldade na interpretação da linguagem, devido à dificuldade na compreensão da entoação da voz e da mímica dos outros com quem se relacionam.
O isolamento social é outra característica do autismo. Outra particularidade comum no autismo é a insistência na repetição. Por isso é que as pessoas com autismo seguem rotinas, por vezes de forma extremamente rígida, ficando muito perturbadas quando qualquer acontecimento impede ou modifica essas rotinas.
O balançar do corpo, os gestos e os sons repetitivos são vulgares, sendo mais frequentes em situações de maior ansiedade.
A maioria dos autistas tem também deficiência mental, com níveis significativamente baixos de funcionamento intelectual e adaptativo. Cerca de 30% dos autistas pode sofrer também de epilepsia.
O autismo resultante de uma perturbação do desenvolvimento embrionário, contudo, não é possível o diagnóstico pré-natal do autismo, nem este se manifesta por quaisquer traços físicos, o seu diagnóstico não é, em princípio, possível de ser feito nas primeiras semanas ou meses de vida.
A perturbação da interacção social do bebé é geralmente o primeiro sinal que alerta para a hipótese de diagnóstico de autismo o qual, nos casos mais graves, pode chegar a ser identificado antes do primeiro ano de idade.
Esquecendo a componente política e olhando para a questão de marketing: excelente.
Que belas recordações de uma senhora geralmente dada ao esquecimento imerecido.
"Una noche de resaca
al tratar de despertar
noté que por el ombligo me empezaba a desinflar
que mi cuerpo se arrugaba
como un papel vegetal
e iba pasando, que curioso, al estado gaseoso
y tras la metamorfosis
me sentí mucho mejor
era un aire gris oscuro y con bastante polución
se notaba en cualquier caso
que era aire de ciudad
que si bien no es el más sano, lo prefiero al ser
humano
Aire, soñé por un momento que era aire,
oxígeno, nitrógeno y argón,
sin forma definida, ni color
fuí aire, volador.
Como yo soy muy consciente
hasta en esta situación,
decidí ser consecuente con mi nueva dimensión
y probé a ser respirado,
por la que duerme a mi lado,
sin entrar en pormenores, yo sé hacer cosas
mejores
como no me satisfizo
la experiencia sexual,
se me inflaron los vapores, me convertí en huracán
di unas tres o cuatro vueltas
y a la quinta me cansé
este cuarto es muy pequeño para las cosas que
sueño
Aire, soñé por un momento que era aire...
Y lo siento por mi novia
y el cristal que me cargué
me escapé por la ventana y en picado me lancé
pero tuve mala suerte
y cuando iba a remontar
me volví otra vez humano no faltéis al funeral
Aire, soñé por un momento que era aire..."
Viver com os pés no solo e voar em sonhos acordado.
Na "superterça", durante a qual inúmeras primárias serão organizadas no mesmo dia, estão em disputa seis candidatos.
Do lado democrata, a ex-primeira-dama e o jovem senador por Illinois estão lado a lado, segundo pesquisa do Washington Post e da ABC News publicada domingo. Hillary Clinton obtém 47% das intenções de voto contra 43% dadas a Obama, levando em conta uma margem de erro de mais ou menos 4 pontos.
Entre os republicanos, enfrentam-se quatro candidatos, mas o senador pelo Arizona, John McCain, favorito e com 48% das intenções de voto na mesma sondagem, tem apenas um desafiante mais sério: o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney (24%).
O próximo presidente dos Estados Unidos deverá ser um destes quatro candidatos.
Hillary Clinton poderia tornar-se a primeira mulher eleita presidente dos Estados Unidos, ou Obama, o primeiro presidente negro. John McCain seria aos 72 anos, o mais velho presidente a prestar o juramento durante a posse em janeiro de 2009. Mitt Romney seria, por sua vez, o primeiro mórmon a ocupar a Casa Branca.
Também domingo na ABC, Hillary Clinton preveniu para uma luta encarniçada com o candidato republicano após a investidura, sugerindo que seu adversário Barack Obama não tem costas tão largas: "Eu, ao contrário, estou há cerca de 16 anos sob o fogo (dos ataques) republicano, e estou sempre aí", afirmou.
O senador por Illinois retorquiu na CBS que era o mais bem colocado para derrotar John McCain, citando uma sondagem do Washington Post que o dá vencedor num embate contra esse veterano do Vietnam por 49% contra 46%, enquanto Hillary Clinton seria derrotada por 46% contra 49%.
A sua equipa anunciou que divulgaria domingo spots na televisão de 24 Estados, em maioria nos que serão chamados para votar na terça-feira, durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano que bate todos os anos recordes de audiência.
Campeão da colecta de verbas em janeiro, o jovem senador é o único a oferecer-se este luxo publicitário com um custo não revelado pela equipa de campanha, e que poderia chegar aos 3 milhões de dólares por 30 segundos.
Vinte e quatro Estados estão em competição na terça-feira: primárias e "caucus" serão organizadas por democratas e republicanos em 19 Estados comuns, entre eles a Califórnia, Nova York, New Jersey e Illinois. Os republicanos organizam sozinhos as consultas em dois Estados (Montana, Virgínia Ocidental) e só os democratas em três (Idaho, Kansas e Novo México).
Os democratas que residem no exterior e em territórios americanos, como o de Samoa, também são convidados a pronunciar-se.
O objectivo é designar os delegados para as convenções dos Partidos Democrata e Republicano que vão designar, formalmente neste verão o seu candidato às presidenciais de 4 de novembro.
Cerca da metade dos delegados serão escolhidos terça-feira.
Para levar o lado democrata, o candidato precisará de pelo menos 2.025 dos 4.049 delegados designados para a convenção democrata - entre eles 2.084 serão indicados terça-feira.